TÉCNICO EM INFORMÁTICA
tURMA D - UNA LINHA VERDE
Resenhas
RESENHA DO FILME PATCH ADAMS
O Filme Patch Adams mostra um homem com um sonho: tornar-se médico para ajudar as pessoas, não necessariamente com os métodos tradicionais utilizados na medicina, mas com humor e afeto.
Um dos aspectos marcantes do filme é quando o protagonista principal, Patch Adams se interna em um hospício para viver como um paciente, dessa forma ele começa a entender o que os doentes sentem na realidade e assim observa que não bastava apenas o tratamento convencional da medicina, mas também que os doentes devem ser ouvidos e os seus problemas poderiam ser amenizados.
Outro aspecto importante é a luta do protagonista em buscar seu objetivo. Ele se convenceu de que iria ser medico, mesmo com muita gente contra, ele quebra as regras da faculdade e começa a utilizar o seu método com as crianças, ao invés de remédios, queria levar alegria para os meninos da pediatria. Patch Adams mesmo acreditando que não somente com as técnicas da medicina poderiam curar, estudava muito e tirava boas notas.
Em fim, quando ocorre a formatura, depois de passar muitas dificuldades, Patch Adams se forma em medicina e mais uma vez quebra as regras na formatura. Sua atitude e seu discurso vão contra todo tipo de formalidades e leva uma mensagem incentivando a todos que não se entreguem apenas à técnica, mas que considerem outros aspectos do ser humano que muitas vezes a profissão de médico esconde.
O filme é um incentivo a quem tem um objetivo na vida. Mas para enveredar em uma carreira ou uma profissão é necessário que se estude muito e enfrente desafios e adversidades.
A vocação é importante, pois a partir do momento que alguém gosta do que faz, o empenho é maior, mas não basta apenas dom. Se dar bem uma profissão requer tanto habilidades técnicas quanto habilidades de relacionamentos interpessoais. O mercado procura candidatos que saiba resolver os problemas técnicos, que estude que busque aperfeiçoamento e também tenha capacidade de lhe dar com outros colegas de profissão, chefes ou subordinados.
Os desafios na busca de uma estabilidade profissional são os mais variados. A dificuldade pode começar ainda na escolha do curso ou da carreira a seguir, muitas vezes a vocação pode não ser compatível com o reconhecimento do mercado, além disso, algumas pessoas optam pela tradição da família ou ainda há os que buscam uma carreira pelo fato de ser bem remunerada. Nos cursos de formação ou nas faculdades, é uma prova de fogo onde o estudante muitas vezes encontram disciplinas e metodologias totalmente diferentes do que pensaria encontrar no curso, causando lhe estranheza e desanimo. Depois de formado a grande dificuldade e uma vaga no mercado de trabalho.
O estudante se depara com um mercado altamente competitivo onde somente os que se aperfeiçoam e buscam novos conhecimentos é que conseguem realmente concretizar o sonho de continuar em uma carreira ou um cargo. Além do mercado existem também as relações humanas, e disso ninguém foge, pois qualquer instituição é formada por pessoas, mesmo tendo muitas máquinas e se o funcionário não tiver habilidades como tolerância, cortesia e paciência pode correr o risco de perder o cargo ou ate mesmo ser demitido.
Por tudo isso pode se notar que não basta apenas escolher ou estudar para ocupar um cargo ou obter um conhecimento, deve se ter habilidades técnicas e humanas para permanecer em um cargo ou emprego pelo qual a pessoa estudou e lutou. Tanto no filme como na vida real, acreditar em um sonho e tentar conquista-lo é fundamental para que se conquiste algo.
Gilson Borges – Turma D
Poder Além da vida.
O filme poder além da vida nos mostra que sempre podemos aprender algo novo e nos aperfeiçoar, as vezes, não importa se as outras pessoas não acreditam que você é capaz de fazer algo, se tu acredita, já é o bastante para você correr atrás do que deseja.
O filme nos mostra que você tem que manter o foco no seu sonho, e diariamente melhorar suas habilidades para poder conquista-lo. Você sempre pode aprender algo novo, surpreender a si próprio e aos outros, fazer com que o impossível se torne realidade. Após sofrer um acidente grave e ouvir de todos que sua vida de atleta havia acabado, Dan supera todos os obstáculos para realizar seu sonho de disputar o campeonato de ginástica olímpica.
As passagens que demonstram superação mostram como Dan se dedicou para realizar seu sonho mesmo ouvindo de todos á sua volta que esse sonho tinha se tornado impossível. Ele aperfeiçoou suas habilidades, aprendeu coisas novas e surpreendeu a todos com sua força de vontade, que foi recompensada com a bela apresentação.
O que nos impede de realizar as melhores coisas em nossas vidas são os limites que nos são impostos, às vezes por nós mesmos, ou por outras pessoas. Para transformar o sonho em realidade é preciso acreditar que você é capaz de fazer. Você tem que se dedicar melhorando suas habilidades, adquirir conhecimento, focar no seu sonho e fazer coisas grandiosas para torná-lo realidade.
Alanderson Melo - Turma D
1: Descreva os pontos marcantes do filme em sua visão.
R: Quando ele recebe uma ajuda de um homem que conheceu um dia antes do acidente que aos poucos foi lhe mostrando que existe algo mais além da vida, e foi fazendo-o entender a importância e os valores da alma que se resumem todos no conhecimento. E ao contrário disso, o vício é a falta do conhecimento e também um erro.
Quando ele passa por um acidente no qual praticamente é desenganado pelos médicos para a prática do esporte.
2: Escreva sobre passagens do filme que demonstra momentos de superação.
R: Após o acidente, sua vida toma um rumo diferente. Ele sempre achou que tinha tudo, mas descobriu que não tinha nada até conhecer Sócrates; um homem misterioso que passa a tentar discipliná-lo, sempre provocando-o e tentando despertar no atleta um guerreiro de verdade. Consegue fazer com que ele tenha experiências que fogem da realidade de uma pessoa comum, como por exemplo, sentir o mundo e as pessoas de maneira mais profunda e sensível.
Quando ele aprende sobre a determinação e que a vida tem seus obstáculos, mas que todos nós podemos superá-los.
Quando ele passa por período de reflexão, torna-se sua rotina diária o poder do autoconhecimento gerando forças suficientes para que ele retorne ao que mais ama, a ginástica olímpica junto com sua equipe.
3: O filme fala sobre esvaziar a mente. Fale sobre isso e o que nos impede de realizar as melhores coisas em nossas vidas?
R: As pessoas geralmente se enganam sobre o que é a verdadeira felicidade. A verdadeira felicidade é ter o autocontrole da nossa mente, é amar o que fazemos ao ponto de não perceber nem o início nem o fim desse caminho e nessa trajetória para a realização de um sonho viver tudo com a satisfação de simplesmente amar. As respostas devem ser procuradas dentro de nós mesmos, para isso a mente deve estar limpa e vazia do lixo que costumamos guardar no dia-a-dia (pensamentos negativos, competitividade, ansiedade de conquistar o reconhecimento dos outros). Pois a felicidade está na jornada e não no destino e que devemos nos concentrar no presente: aqui e agora para chegarmos a vitoria no futuro.
Alexandre dos Reis de Melo - Turma D
O filme relata de um jovem que treinava muito para competir nos jogos Olímpicos de Ginástica, sempre quis ser o melhor em tudo, acompanhado dos seus vícios, como bebida, mulheres. Dan era egoísta achando que por ser filho de pai rico, conseguiria tudo, passando por cima de todos.
O tempo foi mostrando a ele, que para conseguir algo na vida é preciso se dedicar e se livrar das coisas do mundo, esvaziar a mente. Começou a observar um sábio com suas atitudes e aprendeu muito , começou a seguir os passos deste mestre.
Com o tempo de ensinamento seus treinos foram ficando melhores.
Certo dia teve uma recaída e voltou aos vícios, a consequência foi um terrível acidente, tirando seu sonho de competir .
Decidido a treinar mesmo quando os médicos disseram que nunca mais iria voltar a competir . Todos os colegas não acreditavam no seu retorno , nem o seu treinador. Ele foi persistente e começou a treinar, manteve seu foco deixando tudo de errado . Ele buscou ajuda e aceitou mudar.
Com os treinos ele quebrou barreiras e conseguiu mostrar a todos que mesmo que pareça ser impossível precisamos acreditar em nós mesmos.
Ele conseguiu, ganhou a competição devido a sua persistência, superação, foco e dedicação.
Na vida quem escolhe o melhor somos nós, então nunca é tarde para recomeçar, precisamos acreditar sempre, a felicidade está na jornada, não existem limitações, nunca deixa pra depois o que pode fazer agora, guerreiro nunca abandona a luta.
Dinekelley Cesyane – Turma D
Um momento marcante é quando Sócrates pede para Dan deixar de se fazer de vitima e que ele deveria continuar na ginastica, e diz: “um guerreiro não desiste do que ama e acha amor no que faz” . Outra frase marcante que Sócrates diz a ele: “um guerreiro não procura a perfeição ou a vitória ele é vulnerável” isso foi uma das lições bem marcantes na vida dele que se encorajou e resolveu se superar , voltou a treinar novamente a dar valor a vida, a encontrar a felicidade na jornada do caminho, colocou seu pensamento em cada momento vivido e se classificou.
O filme nos ensina também a esvaziar nossa mente de pensamentos negativos que nos atrapalha em conseguir algo em nossas vidas, a dar valor às pequenas coisas, valor às pessoas, a vida, ao momento vivido e a encontrar alegria na jornada.
Elaine Patricia – Turma D
O filme nos passa uma lição de perseverança, vivida pelo personagem principal, Dan Millman. Sócrates, um filósofo, também nos ensina que apesar de termos que nos preocupar com o futuro, precisamos viver fortemente cada momento do presente. Este filme favorece a introspecção, a busca da própria verdade.
Frases do filme que me marcaram:
“Conhecimento não é o mesmo que sabedoria. Sabedoria é agir”.
“As pessoas não são o que pensam. Elas pensam que são e isso lhes traz todo tipo de tristeza”.
“Nunca será melhor. Do mesmo modo que nunca será menos do que ninguém”.
“O hábito é o problema. Só precisa estar consciente de suas escolhas e ser responsável por seus atos”.
“A morte não é triste. O triste é que a maioria das pessoas não vive nada”.
“A jornada é o que nos traz a felicidade, não o destino”.
"Não valorizei meu talento, não cuidei da minha vida, estou com medo, mas acho que me livrei do meu passado e estou tentando acertar"
Ronaldo da Silva Galdino Junior – Turma D
O filme mostra a historia de um jovem talentoso da ginástica que tinha um sonho de disputar as olimpíadas do ano. Neste período ele conhece Sócrates, um filósofo que o ensina métodos de como controlar a mente para obter sucesso.
O filme me tocou de tal forma que por alguns instantes comecei a imaginar: será que somos capazes de encontrar pessoas que têm o Dom de mostrar onde estamos errando?
No decorrer da história, veio a resposta: o filme não se trata apenas de um exemplo de superação, mas sim mostra que quando estamos errando ou desviando do caminho certo, deixando as coisas boas de lado, aparecem pessoas que recebem uma dádiva de DEUS para nos passar boas mensagens e nos conduzir para que não voltemos a cometer os mesmos erros.
Uma parte do filme retrata isso perfeitamente, houve um momento que o garoto “Millman” ignora os conselhos de Sócrates e decide resolver tudo sozinho sem ajuda, então, acontece um acidente de moto que o deixa sem possibilidades de disputar as olimpíadas à qual tanto sonhava. Após o acontecimento, Sócrates começa a lhe mostrar o caminho certo, onde ele deveria seguir. Depois de muita reflexão, ele supera todos os obstáculos e volta à ginástica com a mesma habilidade de antes.
O filme deixa um bom legado para todos que buscam vencer na vida e superar os desafios.
Caic Rangel – Turma D